institucional

Código de ética

Branch Responsibility Statement.

A FINK é afiliada à FIDI ( Federation Internationale des Demenageurs Internationaux - International Federation of International Movers), a Federação Mundial de empresas de mudanças internacionais e adota as normas e código de conduta abaixo:

Conduzindo a luta contra a corrupção

  • Normas da FIDI contra corrupção e contra suborno.

    v. 1.2. / Julho de 2015.

    A FIDI está determinada a liderar a indústria de mudanças assumindo uma posição clara contra o suborno e corrupção. Desta forma, a FIDI protegerá os melhores interesses da indústria, de seus afiliados e de seus clientes.



HISTÓRICO

  • A associação da FIDI é altamente valorizada por seus afiliados e, para garantir que este valor continue, todos os Afiliados FIDI se comprometem a respeitar os mais elevados padrões éticos.

    Estas normas são uma declaração de compromisso. Irão reforçar a organização FIDI, o programa FAIM e todos os Afiliados, deixando claro que os Afiliados FIDI destacam-se das empresas não associadas.

    Todos os Afiliados FIDI concordam em assinar e seguir as disposições do presente documento. As normas abrangem seus funcionários (quer sejam permanentes, com prazo determinado ou temporários) e quaisquer terceiros associados que prestem serviços aos ou em nome dos Afiliados FIDI.

    As normas serão integradas ao FAIM. As exigências processuais e de auditoria farão parte do Manual de implementação FAIM e da avaliação prévia à auditoria.



O que é suborno?

  • Suborno é a oferta, promessa, doação, aceitação ou solicitação de vantagem como forma de indução para uma ação. Ele é ilegal e é uma violação de confiança.

    Um suborno é uma indução ou recompensa oferecida, prometida ou prestada a fim de obter uma vantagem comercial, contratual, regulatória ou pessoal.



A FIDI não irá tolerar o suborno

  • Corrupção, suborno ou tentativa de suborno são inaceitáveis. Isto se aplica tanto à oferta de um suborno ou à sua aceitação. Ele é contra os valores fundamentais da FIDI na condução de negócios em relação aos mais elevados padrões legais, morais e éticos.

    O suborno e a corrupção são cobertos por diversas leis e estatutos internacionais. Essas leis geralmente exigem que as empresas, incluindo os Afiliados FIDI, possuam medidas rigorosas e proativas estabelecidas no sentido de detectar e evitar práticas de corrupção.



Declaração Estatutária

  • Obrigação de todos os Afiliados FIDI com efeito imediato
    Todos os Afiliados FIDI se comprometem a manter um comportamento legal e ético e a impedir a realização de qualquer ato que infrinja os interesses da FIDI, de seus afiliados, clientes ou da indústria. A FIDI e seus Afiliados tomarão atitudes visando garantir que estejam integralmente informados de todas as regulamentações aplicáveis e monitorarão seus funcionários e parceiros de negócios de forma a assegurar total e contínua conformidade.

    Conformidade jurídica
    Os Afiliados FIDI garantirão estar cientes de todas as leis aplicáveis contra o suborno e a corrupção em todas as jurisdições nas quais atuem, e que obedecerão e respeitarão tais leis.

    As leis que se aplicam a atividades comerciais internacionais específicas incluem aquelas dos países nos quais essas atividades ocorrem, bem como em outros que, como a Lei norte-americana contra práticas de corrupção no Exterior [US Foreign Corrupt Practices Act (FCPA)] e a Lei Anticorrupção do Reino Unido (UK Bribery Act 2010), regulam as operações internacionais de empresas nacionais e cidadãos em relação à sua conduta tanto em território doméstico quanto no exterior.
    Nós, como uma empresa afiliada FIDI, temos de assegurar que estamos cientes e cumprindo com as leis aplicáveis.

    Comportamento ético
    Como uma demonstração de seu compromisso, a FIDI e seus Afiliados prometem assumir uma abordagem de tolerância zero em relação ao suborno e à corrupção. A FIDI e seus Afiliados agirão, em todos os momentos, de forma profissional, justa e com extrema integridade em todas as negociações e relações comerciais. Isto se aplica a qualquer lugar em que operem.

    Compromisso com os valores da FIDI
    Estes princípios integrarão formalmente o manual de qualidade FAIM.



Código de

conduta

  • Ao concordar e se comprometer com as presentes normas, cada Afiliado FIDI se responsabiliza por:

  • 01.

    nunca se envolver com qualquer tipo de suborno, quer diretamente ou através de um terceiro. 

  • 02.

    nunca oferecer ou realizar pagamento de forma imprópria nem autorizar o pagamento (em dinheiro ou outra forma) a qualquer indivíduo, incluindo quaisquer agentes locais ou estrangeiros em qualquer lugar do mundo.

  • 03.

    nunca tentar induzir um indivíduo, ou agente local ou estrangeiro, a agir de forma ilegal ou imprópria.

  • 04.

    nunca oferecer ou aceitar dinheiro ou qualquer coisa de valor, como presentes, propinas ou comissões vinculados à aquisição comercial ou à concretização de um contrato.

  • 05.

    nunca oferecer ou dar algum presente ou símbolo de hospitalidade a qualquer funcionário público ou agente ou representante do governo se houver qualquer expectativa ou implicação de um favor em troca.

  • 06.

    nunca aceitar quaisquer presentes de qualquer parceiro comercial se houver qualquer sugestão de que um favor em troca é esperado ou esteja implícito.

  • 07.

    nunca facilitar pagamentos para obter um nível de serviço ao qual normalmente não se teria direito. 

  • 08.

    nunca ignorar ou deixar de comunicar qualquer indício de pagamentos impróprios às respectivas autoridades.

  • 09.

    nunca induzir ou ajudar qualquer indivíduo a infringir qualquer lei ou regulamentação aplicável.